Curso Linguagem C para iniciantes - Capítulo 1 – Iniciando a programação: CodeBlocks, cabeçalho e "Hello World"


Olá! Pronto para começar a revolução? Sempre pode-se começar por algum lugar, não é mesmo?

Em meu tempo de estudos, uma das linguagens de programação que aprendi foi a linguagem C. Segundo a Wikipédia, C é uma linguagem e de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix.

Esse material é original, foi desenvolvido por mim. É autorizado a reprodução, vamos espalhar o conhecimento. Sem mais delongas, que comece o aprendizado!


CAPÍTULO 1 – INICIANDO A PROGRAMAÇÃO: CODEBLOCKS, CABEÇALHO E “HELLO WORLD”

Antes de tudo, é recomendado que seja instalado em seu computador o CodeBlocks, pois ele é um compilador muito simples e fácil de utilizar. Também pode ser utilizado o Dev-C++, porém ele necessita, muitas vezes, de alguns comandos específicos a serem adicionados, ou seu código não irá funcionar. Vamos começar a trabalhar com o CodeBlocks. Para começar a utilizá-lo, entre no endereço abaixo para fazer o download do compilador.


  • Criando um novo código-fonte

Depois de baixado, execute o CodeBlocks. A interface dele não é muito complexa, ela possui todos os comandos que iremos precisar organizados nos melhores pontos. Para criar seu código-fonte, clique no menu File, posicione o cursor em New e clique em Empty File, ou, se preferir, aperte as teclas Ctrl+Shift+N.

File > New > Empty File

Abrirá um espaço para texto. É nessa área que iremos criar nosso primeiro código-fonte.
  • Criando o Cabeçalho
Antes de começar a produzir seu programa, é necessário criar um cabeçalho, um comando básico em que, sem ele, seu programa não irá funcionar.

O “Arquivo de cabeçalho”, ou as “Bibliotecas Padrão da Linguagem C”, é um comando que contêm os arquivos em que se encontram as funções utilizadas dentro do código. Existem várias bibliotecas, mas a mais utilizada é “#include <stdio.h>”. Ela é obrigatória, deve estar presente em todos os códigos. Também usaremos a “#include <stdlib.h>”, que não é obrigatória, mas necessária para o uso de alguns comandos. Elas devem ser acrescentadas ao código antes de tudo, é a primeira coisa a ser digitada no código-fonte.
  • Função “Main”
A função Main é a função principal, utilizada para iniciar a construção de um programa. Ela deve ser inserida e logo em seguida abre-se e fecha-se duas chaves, e dentro dessas chaves é que seu programa será construído.

Seu cabeçalho, então, deverá estar da seguinte forma:

#include <stdio.h>
main()
{
    Aqui dentro estará seu código-fonte.
}

  • Comando “Printf”
O comando printf é o mais simples de todos. Esse comando tem a única função de escrever algo na tela do monitor.

Vamos criar o nosso primeiro programa, que, entre os programadores, é chamado de “Hello World!”, em que consiste em aparecer a frase “Hello World” na tela. A seguir, explicarei o que significa cada elemento de pontuação adicionado ao código.

Abra o CodeBlocks e digite no seu compilador o seguinte comando:

#include <stdio.h>
main()
{
    printf(“Hello world!\n”);
}

Depois de digitado, clique na aba Build e clique em Build and Run, ou simplesmente aperte a tecla F9. Uma janela para salvar seu programa se abrirá. Salve-o e você verá o mesmo sendo executado.

Build> Build and Run

Caso seu código tenha sido digitado corretamente, aparecerá na tela o que você escreveu dentro do comando printf. Quando ocorre algum erro na construção do código, mesmo que seja a falta de um ponto-e-vírgula, implica no não funcionamento do mesmo. Tenha em mente que você é o programador, e depende apenas de você que o programa funcione.

Explicarei, agora, cada detalhe contido no código:

\n: É um comando de “quebra de linha”. Se você já fez HTML, esse comando tem exatamente a mesma função que o código <br> dessa linguagem. Ele apenas pula uma linha. Ele deve ficar, assim como o texto, entre as aspas.
; (ponto-e-vírgula): Depois de quase todos os comandos, é extremamente necessário que seja adicionado um ponto-e-vírgula, pois, dentro do código, ele significa que aquilo é um comando.

OBS: \t: Esse comando cria um espaçamento de parágrafo no seu texto. Ou seja, esse comando representa a tecla “Tab” do seu teclado.

  • Algumas formatações da função Main
Para o funcionamento de determinadas funções, é necessário a adição de alguns comandos à função main. Eles não são obrigatórios e não serão muito usados nesse tutorial, mas é sempre bom compreender o que eles podem fazer.

Int: Serve para retornar um tipo de dado inteiro. Essa função deve estar sempre antes da palavra “main”.

int main()

Void: Esse comando serve para dizer que a função não está recebendo nenhum valor a ser trabalhado. Ela deve ficar na “área de argumento” da função main, ou seja, entre os parênteses.

int main(void)

OBS: Não adicionamos o ponto-e-vírgula depois da função main, pois ela já é o comando principal do código-fonte.

  • Documentação do código
Para que possamos documentar um código, utilizamos os “comentários”.

Para adicionar um comentário que contêm apenas uma linha, utilizamos duas barras (//).

// Código desenvolvido por pride325.

Para documentar mais de uma linha, utiliza-se uma barra e um asterisco (/*) para iniciar os comentários, e asterisco e uma barra (*/) para terminar. Lembre-se que o programa ignora todos esses comentários na hora de executar. Portanto, não adicione nenhum comando entre as funções de comentários, pois estes não irão funcionar.

/*
    PRIDE 325
    Viva La Revolucion!
    https://pride325.blogspot.com.br/
*/


  • DICA DO CAPÍTULO: Como acentuar as palavras no comando printf
Quando você tentar adicionar alguma frase com palavras acentuadas, você vai notas que, no lugar da letra com acento, aparecerão alguns símbolos. Isso acontece porque, nos programas, a acentuação das palavras está truncada.

Para inserir a acentuação correta dos caracteres, deve-se, primeiramente, colocar o código “\x” no lugar onde deveria estar a letra acentuada. Depois, é necessário consultar o código hexadecimal contido na tabela ASCII e adicionar o que corresponde a letra acentuada desejada depois da função \x.

Ficará assim:

printf(“Ol\xA0, como vai voc\x88?\n”);

Utilizando códigos hexadecimais, por ser a forma mais simples, é geralmente a mais utilizada, mas também podemos utilizar os códigos decimais. Essa preferência vai de cada programador.

Para utilizar os códigos decimais, adicionamos a função “%c” da mesma forma que a função \x. Depois, no final das aspas, uma vírgula é adicionada, e logo em seguida o código decimal correspondente a acentuação desejada. Quando existe mais de uma acentuação em uma frase, inserimos o caractere de controle (%c) no lugar de cada acentuação e, depois das aspas, adicionamos os valores correspondentes a cada letra em ordem, separados por vírgulas.

Veja como ficará:

printf(“Ol%c mundo da ma%c%c!”, 160, 135, 132);

Consulte a tabela ASCII no link abaixo:

Comentários